segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

MATÉRIA DO JORNAL VOZ DA COMUNIDADE - PAG. 23




Fazendo memória as jornadas anteriores, destaco o Papa João Paulo II quando nos chamou de “sentinelas da manha”, em (Roma 2000), “povo das bem-aventuranças” em (Toronto 2002), e o Papa Bento XVI, “profetas de uma nova era”, “mensageiros do amor de Deus” em (Sydney 2008). E agora, em (Madri 2011), como “protagonistas de uma nova história”.       

A Jornada Mundial da Juventude trata-se de uma ação evangelizadora da igreja, com dimensão ecumênica que acontece de três em três anos, em um determinado país sede, e tem como principal objetivo mostrar o valor do jovem na sociedade e dar conhecimento a ele sobre a mensagem de Cristo.

Madri, será o palco desta fascinante jornada que acontecerá entre 16 a 21 de agosto. E nós, jovens da Pastoral da Juventude da Paróquia São Francisco de Assis, perseverantes na Fé e na esperança do Deus libertador, alimentamo-nos do sonho de vivenciar as várias formas de colaboração que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) proporciona e desenvolve na vida de cada jovem, como a formação pastoral, a partilha de experiências, de informações, de novas amizades, da diversidade dos carismas, de cultura, e além de uma programação religiosa, os peregrinos poderão também realizar um roteiro cultural, assistindo a exposições e concertos e fazendo visitas guiadas a museus e teatros. O ponto alto da semana será o encontro com o Papa Bento XVI, nos dias 20 e 21 de agosto, onde na noite de sábado, Bento XVI presidirá a uma vigília de oração no “aeródromo de Cuatro Vientos”, local que na manhã do dia seguinte receberá a Missa de encerramento da JMJ. Até o momento, mais de 233 mil pessoas do mundo inteiro se inscreveram para o evento. Desse total, quase 4,3 mil são brasileiros.

Como Jovens queremos viver, à luz do evangelho, a paixão radical de Jesus, o REINO. E através desta jornada, animemos a nossa luta, os nossos sonhos, fortalecendo a caminhada, sendo igreja comprometida e ousando refletir sobre as grandes questões que afetam diretamente a vida dos jovens. É tempo oportuno para defender a vida dos jovens, denunciando profeticamente todas as formas de violência e extermínio que atinge os jovens nas mais diversas realidades brasileiras, como a pobreza, a exclusão, a opressão, o desemprego, a falta de educação, cultura e de direitos. Que esta Jornada Mundial da Juventude nos entusiasme para continuar em marcha, lutando em defesa da vida, dos direitos humanos, da promoção da justiça e da paz. E como protagonistas, assumamos o compromisso de sermos discípulos e missionários de Jesus, profetizando a  Boa Nova da vida das JUVENTUDES, a Boa Nova do Moreno de Nazaré, alimentando-nos da Utopia do Reino de Deus. Que assumamos também a opção preferencial pelos jovens, construindo sinais de uma cultura de vida, por uma sociedade mais justa, fraterna, ética e sustentável.

“Pastoral da Juventude (PJ), rumo a Madri, arraigada e edificada em Cristo Jesus, firmes na fé”.  (Col 2, 7)

Amém, axé, awerê, saravá, aleluia!
Rafaela Guabiraba
Pastoral da Juventude – Paróquia são Francisco de Assis

Maiores Informações sobre a JMJ:
http://www.jmj2011madrid.com/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário