domingo, 20 de fevereiro de 2011

1º Encontro do Crisma - 19/02/2011

Eae Pejoteiros! 

    Iniciamos hoje mais uma caminhada, o Crisma 2011 junto com a Pastoral da Juventude de Ermelino Matarazzo, onde os encontros serão aos sábados a partir das 16h30min la na Caju.  Fica ai um Convite para aqueles que ainda não fizeram o Crisma e querem participar!
     Começamos com o cronograma que foi elaborado para esse ano, com os temas que serão trabalhados, o livro de Êxodos na Bíblia que será trabalhado no primeiro semestre, para quem quiser começar a ler na sua casa para conhecer um pouco mais, muitas expectativas, na maneira de formação, da pratica e convivência de todos que estarão no Crisma, tanto participando como auxiliando.  Formamos Grupos de Teatro, Musica, Dança e Ambientação, para animarem durante esse período de formação.
     Fizemos uma leitura dos compromissos do Curso de Verão 2011, onde o tema central foi A VIDA: DESAFIO A CIÊNCIA, BÍBLIA, BIOÉTICA. DO GENOMA HUMANO ÁS CÉLULAS TRONCO, onde nos mostra um grande avanço da pesquisa no campo da genética humana, discutimos um pouco sobre o tema, e ele nos deixa com três responsabilidades e compromissos para ser divulgado na Comunidade, formamos três grupos de pessoas, para que cada grupo elaborasse iniciativas. 
No 1º Grupo discutiram sobre o Campo de Formação – trabalhar com a juventude acerca do cuidado com a vida com o meio ambiente, com o relacionamento afetivo e sexual, buscando superar discriminações de gênero, cor, raça, deficiência física e orientação sexual.          
2º Grupo discutiu sobre o Campo da Organização – fortalecer as comunidades referente a bioética em defesa da vida, já que um dos assuntos do curso de verão foi a questão “você é a favor ou é contra o aborto? Em quais casos você é a favor do aborto, e por quais motivos você é contra o aborto?”. 
3º Grupo discutiu o Campo de Iniciativas Cidadãs – Em defesa da vida com a campanha “Chega de Violência e Extermínio de Jovens”  em defesa da vida animal, vegetal valores éticos que defendam a vida, incentivar a maneira correta na Coleta do Lixo, já que uma das metas da Secretária do Meio Ambiente que é acabar com os aterros sanitários, evitar o Maximo produtos que são difíceis em suas decomposições como por ex.: o plástico, apoiando as cooperativas de catadores.
     Bom e que iniciativas como essa, levando conhecimento, que possamos construir um Reino de Igualdade, de Solidariedade, Fraternidade, um Reino Ecumênico, levarem em consideração a vida no planeta.
     Para que o Crisma não seja algo decorado e esquecido futuramente, e sim que ele seja vivido nas suas rotinas diárias, como praticas, convivências, a utopia de um reino, uma sociedade, de um mundo melhor. 



MAIKON NASCIMENTO














Nenhum comentário:

Postar um comentário