segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

MATÉRIA DO JORNAL VOZ DA COMUNIDADE - PAG. 23




Fazendo memória as jornadas anteriores, destaco o Papa João Paulo II quando nos chamou de “sentinelas da manha”, em (Roma 2000), “povo das bem-aventuranças” em (Toronto 2002), e o Papa Bento XVI, “profetas de uma nova era”, “mensageiros do amor de Deus” em (Sydney 2008). E agora, em (Madri 2011), como “protagonistas de uma nova história”.       

A Jornada Mundial da Juventude trata-se de uma ação evangelizadora da igreja, com dimensão ecumênica que acontece de três em três anos, em um determinado país sede, e tem como principal objetivo mostrar o valor do jovem na sociedade e dar conhecimento a ele sobre a mensagem de Cristo.

Madri, será o palco desta fascinante jornada que acontecerá entre 16 a 21 de agosto. E nós, jovens da Pastoral da Juventude da Paróquia São Francisco de Assis, perseverantes na Fé e na esperança do Deus libertador, alimentamo-nos do sonho de vivenciar as várias formas de colaboração que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) proporciona e desenvolve na vida de cada jovem, como a formação pastoral, a partilha de experiências, de informações, de novas amizades, da diversidade dos carismas, de cultura, e além de uma programação religiosa, os peregrinos poderão também realizar um roteiro cultural, assistindo a exposições e concertos e fazendo visitas guiadas a museus e teatros. O ponto alto da semana será o encontro com o Papa Bento XVI, nos dias 20 e 21 de agosto, onde na noite de sábado, Bento XVI presidirá a uma vigília de oração no “aeródromo de Cuatro Vientos”, local que na manhã do dia seguinte receberá a Missa de encerramento da JMJ. Até o momento, mais de 233 mil pessoas do mundo inteiro se inscreveram para o evento. Desse total, quase 4,3 mil são brasileiros.

Como Jovens queremos viver, à luz do evangelho, a paixão radical de Jesus, o REINO. E através desta jornada, animemos a nossa luta, os nossos sonhos, fortalecendo a caminhada, sendo igreja comprometida e ousando refletir sobre as grandes questões que afetam diretamente a vida dos jovens. É tempo oportuno para defender a vida dos jovens, denunciando profeticamente todas as formas de violência e extermínio que atinge os jovens nas mais diversas realidades brasileiras, como a pobreza, a exclusão, a opressão, o desemprego, a falta de educação, cultura e de direitos. Que esta Jornada Mundial da Juventude nos entusiasme para continuar em marcha, lutando em defesa da vida, dos direitos humanos, da promoção da justiça e da paz. E como protagonistas, assumamos o compromisso de sermos discípulos e missionários de Jesus, profetizando a  Boa Nova da vida das JUVENTUDES, a Boa Nova do Moreno de Nazaré, alimentando-nos da Utopia do Reino de Deus. Que assumamos também a opção preferencial pelos jovens, construindo sinais de uma cultura de vida, por uma sociedade mais justa, fraterna, ética e sustentável.

“Pastoral da Juventude (PJ), rumo a Madri, arraigada e edificada em Cristo Jesus, firmes na fé”.  (Col 2, 7)

Amém, axé, awerê, saravá, aleluia!
Rafaela Guabiraba
Pastoral da Juventude – Paróquia são Francisco de Assis

Maiores Informações sobre a JMJ:
http://www.jmj2011madrid.com/pt

CONVITE ESPECIAL







Povo querido
Este recado vai para os ruahceiros e exóticos da diocese de São Miguel Paulista.
Ontem eu estive com uma galera de Ermelino na Caju (alguns dos quais fizeram o Êxodos). Conversamos sobre a situação da PJ nesta nossa região e achamos que seria bem bacana se pudessemos reunir forças para articular um trabalho comum com quem topasse.
Sim, nestes dois grupos passou muita gente que mora neste pedaço de chão de SP chamado diocese de São Miguel Paulista. Gente que veio de um trabalho de pastoral na paróquia, gente que nunca tinha ouvido falar de PJ e gente que gostou da experiência vivida no projeto "Eu sou + 7x7".
Achamos que mais gente deve conhecer esta experiência. Achamos que mais gente deve ter a oportunidade de saber o que é PJ. E achamos que tem gente nestes dois grupos com boas chances de dar uma opinião e de contribuir.
Sendo assim, marcamos uma data para conversa: 20/03
Marcamos também um horário para este bate papo: 10h00
E marcamos um local onde tudo isto acontecerá: CAJU de Ermelino - Av. Paranagua, 2070
Quem topa?
Quem vem?
Mão com mão???
A gente se vê na luta!
Abraços
Rogério


.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

1º Encontro do Crisma - 19/02/2011

Eae Pejoteiros! 

    Iniciamos hoje mais uma caminhada, o Crisma 2011 junto com a Pastoral da Juventude de Ermelino Matarazzo, onde os encontros serão aos sábados a partir das 16h30min la na Caju.  Fica ai um Convite para aqueles que ainda não fizeram o Crisma e querem participar!
     Começamos com o cronograma que foi elaborado para esse ano, com os temas que serão trabalhados, o livro de Êxodos na Bíblia que será trabalhado no primeiro semestre, para quem quiser começar a ler na sua casa para conhecer um pouco mais, muitas expectativas, na maneira de formação, da pratica e convivência de todos que estarão no Crisma, tanto participando como auxiliando.  Formamos Grupos de Teatro, Musica, Dança e Ambientação, para animarem durante esse período de formação.
     Fizemos uma leitura dos compromissos do Curso de Verão 2011, onde o tema central foi A VIDA: DESAFIO A CIÊNCIA, BÍBLIA, BIOÉTICA. DO GENOMA HUMANO ÁS CÉLULAS TRONCO, onde nos mostra um grande avanço da pesquisa no campo da genética humana, discutimos um pouco sobre o tema, e ele nos deixa com três responsabilidades e compromissos para ser divulgado na Comunidade, formamos três grupos de pessoas, para que cada grupo elaborasse iniciativas. 
No 1º Grupo discutiram sobre o Campo de Formação – trabalhar com a juventude acerca do cuidado com a vida com o meio ambiente, com o relacionamento afetivo e sexual, buscando superar discriminações de gênero, cor, raça, deficiência física e orientação sexual.          
2º Grupo discutiu sobre o Campo da Organização – fortalecer as comunidades referente a bioética em defesa da vida, já que um dos assuntos do curso de verão foi a questão “você é a favor ou é contra o aborto? Em quais casos você é a favor do aborto, e por quais motivos você é contra o aborto?”. 
3º Grupo discutiu o Campo de Iniciativas Cidadãs – Em defesa da vida com a campanha “Chega de Violência e Extermínio de Jovens”  em defesa da vida animal, vegetal valores éticos que defendam a vida, incentivar a maneira correta na Coleta do Lixo, já que uma das metas da Secretária do Meio Ambiente que é acabar com os aterros sanitários, evitar o Maximo produtos que são difíceis em suas decomposições como por ex.: o plástico, apoiando as cooperativas de catadores.
     Bom e que iniciativas como essa, levando conhecimento, que possamos construir um Reino de Igualdade, de Solidariedade, Fraternidade, um Reino Ecumênico, levarem em consideração a vida no planeta.
     Para que o Crisma não seja algo decorado e esquecido futuramente, e sim que ele seja vivido nas suas rotinas diárias, como praticas, convivências, a utopia de um reino, uma sociedade, de um mundo melhor. 



MAIKON NASCIMENTO














terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

ESCOLA DE MÚSICA

ESCOLA DE MÚSICA PARA ERMELINO MATARAZZO e REGIÃO LESTE

AULAS: VIOLÃO, PIANO, VIOLINO, VIOLONCELO, FLAUTA, CLARINETE, SAXOFONE, PERCUSSÃO, CANTO E ENTRE OUTROS.

PRESTE ATENÇÃO: Esta FICHA é uma proposta que estamos construindo de se conquistar uma ESCOLA DE MÚSICA juntamente com a UNIVERSIDADE FEDERAL DA ZONA LESTE (UNIFESP Leste). Venha na reunião dia 18 de Fevereiro de 2011, sexta-feira às 9h00 da manha no Salão da Igreja São Francisco de Assis (Rua Miguel Rachid, 997 - Ermelino Matarazzo)

Entregar a FICHA PARA O THIAGO DA PASTORAL DA JUVENTUDE DE ERMELINO

"A Música é capaz de reproduzir em sua forma real, a dor que dilacera a alma e o sorriso que inebria".
L. V. Bethoven

Gostariamos de criar em Ermelino Matarazzo uma Escola de Música, onde os Jovens do Bairro e da Região possam aprender e desenvolver técnicas em instrumentos musicais como: Sopro (Metais e Madeiras), Cordas (Friccionadas e Dedilhado), Teclas (Piano), Percussão e Canto. Para Jovens entre 13 e 18 anos. Estamos em processo de construção. Caso tenha idade superior a 18 anos, preencha a FICHA assim mesmo. Tudo estará sendo conversado, precisamos de suas sugestões.

SERÃO 2 AULAS POR SEMANA: uma aula de Teoria Musical e outra Prática Instrumental.
ATENÇÃO: A Escola de Música pode ser organizada em Ermelino Matarazzo e em outros Bairros da Zona Leste. Depende do interesse e participação efetiva de todos.

MAIORES INFORMAÇÕES: thiago_snascimento@hotmail.com

FICHA DE INSCRIÇÃO PARA A ESCOLA DE MÚSICA. ENTREGAR PARA O THIAGO DA PASTORAL DA JUVENTUDE ATÉ O DIA 18 DE FEVEREIRO DE 2011, ÀS 9H00 NO SALÃO DA IGREJA SÃO FRANCISCO DE ASSIS - ERMELINO MATARAZZO.

NOME: ................................................................... TEL: ......................
E-MAIL: ................................................. DATA DE NASC.: ..../..../..........  END.: ................................................................................ Nº: .......... COMPLEMENTO: ............. CEP: ................. BAIRRO: ...............................
QUAL INSTRUMENTO GOSTARIA DE APRENDER? ...................................................................................
VOCÊ POSSUI O INSTRUMENTO? .............................. 
JÁ O TOCA?..........................


JÁ TOMOU AULAS DE MÚSICA? ...............................................................
SE NÃO POSSUI, COMO PRETENDE ESTUDA-LO? .....................................
.............................................................................................................



quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

BIG BROTHER BRASIL



Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB),
produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos
chegar ao fundo do poço...A décima primeira (está indo longe!) edição do
BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser
difícil,... encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado
à nossa modesta inteligência.
Dizem que em Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu
fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente
pela banalização do sexo. O BBB é a pura e suprema banalização do sexo.
Impossível assistir, ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas,
heteros... todos, na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por
Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que
quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou
heterosexuais. O BBB é a realidade em busca do IBOPE...
Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB. Ele prometeu um
“zoológico humano divertido” . Não sei se será divertido, mas parece bem
variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.
Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como
Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se
submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que
recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do
humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo.
Eu gostaria de perguntar, se ele não pensa que esse programa é a morte da
cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.
Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro
repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio
de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de
heróis. Caminho árduo? Heróis?
São esses nossos exemplos de heróis?
 
Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros:
profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os
professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis
que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação,
competência e amor, quase sempre mal remunerados..
Heróis, são milhares de brasileiros que sequer têm um prato de comida por
dia e um colchão decente para dormir e conseguem sobreviver a isso, todo
santo dia.
Heróis, são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas
porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.
Heróis, são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas
contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em
outra reportagem apresentada, meses atrás pela própria Rede Globo.
O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não
acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem
aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o
incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos
como valor, ética, trabalho e moral.
E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o
comportamento humano". Ah, tenha dó!!!
Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio
Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem
a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a
Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir:
oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.
Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a
programas de inclusão social: moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos
brasileiros?
(Poderiam ser feitas mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000
computadores!)
Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação,
por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.
Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana
ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ler a Bíblia, orar, meditar,
passear com os filhos, ir ao cinema..., estudar... , ouvir boa música...,
cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os
avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente
dormir.
Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que
ainda resta dos valores sobre os quais foi construída nossa sociedade.
Um abismo chama outro abismo.

Anonimo